sexta-feira, 10 de junho de 2011

SAÚDE OCULAR

Minha intenção em postar sobre saúde ocular, não é profissional, nem científica, mas apenas para fornecer informações interessantes em relação ao cuidado com os olhos e a visão. Logicamente que ao colocar conceitos relacionados a medicina dos olhos, mesmo que de forma simples para leigos, estarei provocando reações e talvez questionamentos que a medida do possível tentaremos resolver.
Existem muitas dúvidas na mente de pessoas que me procuram, e algumas são bem interessantes.
Quando se tem algum defeito na visão que pode ser corrigido com óculos e/ou lentes de contacto, a recusa em usar lentes corretoras pode causar algum mal nos olhos, ou na visão? Ou se você tem miopia hipermetropia ou astigmatismo, e não usa correção você pode desenvolver patologias oculares no futuro?
Diretamente no meu ponto de vista, não. Mas existem consequências indiretas, que podem agravar problemas futuros. Na vida moderna com tanta solicitação visual, computador, tv video game estudos, pesquisas, é raro quem consegue suportar bem, sem usar correção visual adequada.
O uso de óculos com grau errado faz mal? A resposta é basicamente a mesma. Não, mas não existe nada mais desagradável que usar óculos inadequados.
O uso de lentes corretoras é para melhorar a visão e o conforto visual. O não uso pode trazer dor de cabeça, irritação nos olhos, dor nos olhos, cansaço visual, turvação visual, dificuldade de concentração na leitura, deficiência de aprendizado e desvio nos movimentos dos olhos (estrabismo)
Logicamente que há de se considerar que em crianças em fase de desenvolvimento visual, estas alterações devem ser corrigidas precocemente para que elas tenham chance de alcançar a maturidade visual plena. Crianças hipermetropes não corrigidas frequentemente não desenvolvem o hábito de leitura, porque sentem muito incomodo ao ler. São mais agitadas e mais rebeldes na escola. Ao contrário os miopes preferem ler ou se distrair com coisas de perto, porque não enxergam bem ao longe.
Você prefere ver bem, com conforto para longe e perto, ter visão de detalhes, ou se conformar com baixa visual, por comodidade ou vaidade?
Ver bem é tudo, não abra mão disso se for possível.
Até...

Nenhum comentário:

Postar um comentário